Pular para o artigo

MEI excluídos do Simples Nacional podem pedir para voltar em 2024

MEI excluídos do Simples Nacional podem pedir para voltar em 2024
Mais de 370 mil MEIs que foram excluídos do Simples Nacional têm direito a solicitar nova inclusão no regime tributário simplificado.
Foto: Pixabay / StockSnap

No final de 2023, a Receita Federal notificou milhares de contribuintes que tinham dívidas com a Fazenda Nacional para quitar os débitos até 31 de dezezembro, sob pena de exclusão do Simples Nacional. A grande maioria dos contribuintes notificados eram Microempreendedores Individuais (MEI), e 373.891 acabaram sendo excluídos. Agora, esses MEIs excluídos do Simples Nacional, bem como os demais contribuintes, poderão pedir para voltar em 2024.

Para ter direito a voltar ao Simples Nacional, os MEIs excluídos precisam fazer a nova solicitação até o dia 31 de janeiro de 2024 e regularizar, no mesmo prazo, todas as pendências listadas no relatório que é gerado após a solicitação. É importante destacar que o MEI excluído que não solicitar sua inclusão no Simples Nacional e seu enquadramento no SIMEI durante janeiro de 2024 não poderá fazê-lo em outra data deste ano, sendo necessário aguardar até janeiro de 2025 para realizar a nova solicitação.

Como solicitar a opção no Simples Nacional

Para solicitar a inclusão no Simples Nacional, o MEI deve, em primeiro lugar, acessar a página de opção pelo Simples Nacional e clicar no serviço "Solicitação de Opção pelo Simples Nacional". Após ter o seu pedido deferido, ele deverá finalmente acessar a página de enquadramento no SIMEI e clicar no serviço "Solicitação de Enquadramento no SIMEI". Em ambas páginas, também é possível acompanhar as respectivas solicitações de opção e enquadramento.

Uma vez que as solicitações sejam aceitas, o MEI volta ao Simples Nacional na data retroativa de 1º de janeiro de 2024.

Quantidade de MEIs com direito a voltar para o Simples Nacional em 2024

Os estados que tiveram o maior percentual de MEIs excluídos do Simples Nacional em relação ao total de notificados foram o Rio de Janeiro, com 96,33%, o Amazonas, com 96,41% e o Pará, com 96,06%. Por outro lado, Santa Catarina foi o estado com o menor percentual de exclusões, com 88,53%. Confira a relação por estado dos MEIs excluídos do Simples Nacional na tabela abaixo:

MEIs excluídos do Simples Nacional em 2023

Convém ressaltar que o prazo para solicitar a opção no Simples Nacional é 31 de janeiro de 2024, tanto para o MEI quanto para as demais empresas que foram excluídas.

Fontes acerca da opção pelo Simples Nacional