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Bradesco e Inter lideram ranking de reclamações do Top 15 Bancos no trimestre

Bradesco e Inter lideram ranking de reclamações do Top 15 Bancos no trimestre
O Ranking de Reclamações do 1º trimestre de 2025 trouxe o Bradesco e o Inter nas primeiras posições.
Foto: AtlasComposer / Envato / Tradutor de Fatura

O Banco Central do Brasil divulgou nesta quinta-feira (24) o Ranking de Reclamações, que aponta as instituições financeiras com maior número de reclamações procedentes no primeiro trimestre de 2025. O levantamento é uma importante ferramenta para consumidores avaliarem a qualidade do atendimento e serviços prestados pelos bancos no país.

De acordo com os dados, entre os 15 maiores bancos do Brasil em número de clientes, o Bradesco lidera o ranking com o maior índice de reclamações, seguido pelo Banco Inter e PagSeguro. Por outro lado, instituições como Nubank, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal apresentaram os menores índices de reclamação do trimestre.

Vale ressaltar que o Banco Central considera apenas reclamações procedentes em seu ranking, ou seja, aquelas em que foi identificado indício de descumprimento de alguma lei ou regulamentação por parte da instituição financeira.

Ranking de Reclamações: Top 15 Bancos

Abaixo, apresentamos a tabela completa com o ranking dos 15 maiores bancos do Brasil e seus respectivos índices de reclamações no primeiro trimestre de 2025:

Posição Instituição Índice¹ Reclamações Procedentes² Total de Clientes³
BRADESCO 69,63 7.647 109.814.454
INTER 62,14 2.272 36.563.772
PAGSEGURO 58,84 1.885 32.033.840
BANCO C6 58,44 1.858 31.796.476
BTG PACTUAL/BANCO PAN 38,32 1.001 26.117.644
SANTANDER 37,50 2.556 68.151.360
MERCADO PAGO IP 36,88 2.309 62.606.628
PICPAY 36,42 2.265 62.176.160
ITAU 34,11 3.384 99.186.353
10º 99PAY IP 33,18 759 22.883.342
11º NEON PAGAMENTOS IP 27,05 703 25.977.113
12º PEFISA S.A. 25,39 305 12.011.106
13º CAIXA ECONÔMICA FEDERAL 22,91 3.546 154.717.097
14º BB 20,55 1.617 78.676.764
15º NU PAGAMENTOS 10,60 1.100 103.734.267

Análise do Ranking de Reclamações - 1º Trimestre de 2025

O Bradesco mantém a primeira posição com um índice de 69,63 reclamações por milhão de clientes. Isso significa que, para cada milhão de clientes, aproximadamente 70 registraram reclamações procedentes junto ao Banco Central. Com mais de 109 milhões de clientes, o banco acumulou 7.647 reclamações procedentes no período.

O Banco Inter, que ocupa a segunda posição, registrou um índice de 62,14, somando 2.272 reclamações procedentes entre seus mais de 36 milhões de clientes. Já o PagSeguro, em terceiro lugar, apresentou um índice de 58,84, com 1.885 reclamações procedentes entre seus 32 milhões de clientes.

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Bancos Digitais vs. Bancos Tradicionais

Percebe-se que entre os cinco primeiros colocados encontramos tanto bancos tradicionais, como o Bradesco, quanto instituições exclusivamente digitais, como Inter, PagSeguro e C6 Bank. Isso demonstra que o modelo de negócio (digital ou tradicional) não é necessariamente determinante para a qualidade do atendimento ao cliente.

Destaques Positivos

O Nubank apresenta o menor índice entre todos os bancos analisados, com apenas 10,60 reclamações por milhão de clientes, demonstrando um bom desempenho no atendimento ao consumidor, especialmente considerando sua base de mais de 103 milhões de clientes.

Outros bancos tradicionais como Banco do Brasil (20,55) e Caixa Econômica Federal (22,91) também apresentaram índices relativamente baixos, principalmente quando consideramos que a Caixa possui a maior base de clientes entre todas as instituições analisadas, com mais de 154 milhões.

Ranking de Reclamações: Demais Bancos, Instituições Financeiras e de Pagamento

Na tabela abaixo apresentamos o ranking de reclamações das demais instituições financeiras, fintechs e empresas de pagamento com suas respectivas posições no índice de reclamações:

Posição Instituição Índice¹ Reclamações Procedentes² Total de Clientes³
AME DIGITAL BRASIL IP 2.767,99 120 43.305
BCO INBURSA S.A. 899,34 460 511.749
PAY4FUN IP S.A. 670,07 74 110.137
AGIBANK 625,36 2.422 3.872.888
IUGU IP 606,79 162 266.202
BANCO DIGIMAIS 526,21 75 142.406
FACTA S.A. CFI 519,91 1.499 2.883.958
BANCO BARI DE INVESTIMENTO E FINANCI. 488,59 46 93.336
PINE 460,90 663 1.437.650
10º FITBANK IP 318,31 30 93.638
11º COBUCCIO SCFI 302,68 741 2.448.124
12º MERCANTIL DO BRASIL 226,96 1.821 8.022.088
13º BANCO MASTER 226,40 2.334 10.309.487
14º SOFISA 180,25 248 1.373.915
15º BRB 161,68 1.296 8.017.731
16º PARANÁ BANCO 157,68 226 1.432.625
17º VOLKSWAGEN 132,13 68 510.839
18º PORTO SEGURO 107,89 353 3.273.902
19º SAFRA 106,40 492 4.624.319
20º BCO DO EST. DO PA S.A. 98,88 94 947.317
21º EFI S.A. IP 97,19 55 565.363
22º BS2 95,22 45 469.725
23º CREFISA S.A. CFI 88,28 525 5.945.107
24º BCO ARBI S.A. 86,25 52 606.989
25º DM FINANCEIRA CFI 78,32 179 2.280.025
26º BNP PARIBAS 61,66 47 760.370
27º BMG 60,14 628 10.440.575
28º SENFFNET IP 56,89 42 731.060
29º ASAAS GESTAO FINANCEIRA IP 50,45 52 1.025.968
30º BCO DO EST. DE SE S.A. 46,06 47 1.031.058
31º ORIGINAL 40,04 104 2.608.529
32º BCO DAYCOVAL S.A 35,90 83 2.320.949
33º XP 35,26 217 6.153.199
34º VOTORANTIM 30,73 350 11.387.063
35º EBANX IP 29,82 91 3.039.734
36º RECARGAPAY IP 27,24 286 10.515.912
37º GENIAL 22,48 41 1.832.400
38º BANRISUL 20,59 115 5.580.642
39º BCO CSF S.A. 19,63 186 9.470.181
40º DOCK IP 19,24 69 3.572.209
41º SHPP BRASIL IP 19,15 90 4.699.361
42º BANCOOB 18,66 62 3.343.426
43º CELCOIN IP 17,38 133 7.625.098
44º STONE IP 11,70 138 11.778.451
45º PAGUEVELOZ IP 11,51 39 3.411.977
46º REALIZE CFI 10,86 70 6.445.646
47º BANQI IP 8,38 37 4.463.427
48º MIDWAY S.A. - SCFI 7,32 65 8.904.034
49º CLOUDWALK IP 6,32 65 10.220.550
50º CREDSYSTEM IP 4,91 36 7.402.090

Reclamações Mais Frequentes

Com 4.765 reclamações procedentes, o principal motivo de reclamação refere-se a irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito, tais como:

  • Cobrança em fatura de cartão de crédito que deveria ter sido estornada;
  • Cobrança indevida em fatura de cartão de crédito;
  • Compras não reconhecidas feitas com cartão de crédito clonado/roubado;
  • Cobranças em duplicidade, em cartão de crédito;
  • Não reconhecimento de pagamento de fatura de cartão de crédito;
  • Inconsistências em dados fornecidos ao cliente em fatura de cartão de crédito (exemplo: soma dos lançamentos é diferente do total da fatura).

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Notas explicativas:

  1. Índice: Número que representa a estimativa de reclamações procedentes por milhão de clientes da instituição ou do conglomerado.
  2. Reclamações procedentes: Quantidade de reclamações analisadas no trimestre contendo indício de descumprimento, por parte da instituição ou conglomerado, de lei ou regulamentação cuja competência de supervisão seja do Banco Central. O valor apresentado está extrapolado conforme modelo estatístico.
  3. Total de Clientes: Total de clientes, pessoa física ou jurídica, informados no Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional (CCS) ou no Sistema de Informações de Crédito do Banco Central (SCR). Os clientes são contados uma única vez por instituição ou por conglomerado.

Fonte: Banco Central do Brasil - Dados do 1º trimestre de 2025